A FOSCAO FELICITA A CEDEAO E OS ESTADOS DA ÁFRICA OCIDENTAL PELOS PROGRESSOS REALIZADOS NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES E APELA POR MAIOR RESPONSABILIZAÇÃO POR OCASIÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


08 DE MARÇO DE 2025: O Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO) junta-se à comunidade internacional para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrar o progresso e apelar a uma ação acelerada para colmatar as lacunas persistentes no empoderamento das mulheres. Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO) felicita a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e os seus Estados-membros pelos progressos realizados na promoção dos direitos e do empoderamento das mulheres.
A FOSCAO reconhece os esforços desenvolvidos pela CEDEAO e pelos países da África Ocidental para promover a paridade de género em diversos sectores. Além disso, a FOSCAO reconhece as iniciativas tomadas para apoiar o empoderamento económico das mulheres, como a implementação da Política de Género da CEDEAO. A FOSCAO congratula-se também com os esforços de Estados-Membros como a SERRA LEOA (com a Lei GEWE em 2023) para promover a participação das mulheres em cargos de decisão e combater a violência contra as mulheres e raparigas.
Apesar deste progresso, a FOSCAO insta a CEDEAO e os seus Estados-Membros a aumentarem os seus esforços para abordar as persistentes lacunas de igualdade de género na região. A FOSCAO apela para:
a.
Maior representação das mulheres em cargos de decisão, incluindo em governos, parlamentos e outras instituições.
b.
Melhor acesso a educação de qualidade e a cuidados de saúde para mulheres e raparigas, especialmente em comunidades rurais e marginalizadas.
c.
Reforço do apoio ao empoderamento económico das mulheres, incluindo iniciativas que promovam o empreendedorismo feminino e o acesso ao crédito.
d.
Medidas eficazes para prevenir e responder à violência contra mulheres e raparigas.
e.
A erradicação da apatridia que afecta profundamente as mulheres e as raparigas.
A FOSCAO apela ainda à CEDEAO e a todos os países da África Ocidental para que reforcem as estruturas de monitorização e avaliação, envolvendo as organizações da sociedade civil, para monitorizar o progresso dos direitos das mulheres.
A FOSCAO apela aos meios de comunicação social, às organizações da sociedade civil e ao público em geral para que unam esforços para incentivar a responsabilização das autoridades e promover os direitos das mulheres em África.
Como organização regional da sociedade civil, a FOSCAO continua empenhada em promover os direitos e o empoderamento das mulheres na África Ocidental. A FOSCAO continuará a trabalhar com a CEDEAO e com todos os Estados da África Ocidental para garantir que os direitos das mulheres são protegidos e promovidos para um desenvolvimento socioeconómico inclusivo.
CONTACTOS: Media@Wacsof-Foscao.Org / +234 810 287 0960 (WhatsApp)
SOBRE O FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO)
Com mais de 1000 organizações membros, o FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO) é o ápice da rede da sociedade civil na África Ocidental, cobrindo 18 áreas temáticas, com representação em todos os 15 países da ÁFRICA OCIDENTAL (CEDEAO & AES). FOSCAO é o canal institucionalizado para o diálogo entre as organizações da sociedade civil e a CEDEAO. A FOSCAO capacita, defende, mobiliza a sociedade civil, envolve-se na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas para uma África próspera, estável e pacífica. Para os parceiros institucionais, o FOSCAO é um excelente canal, um balcão único para engajamento sistemático entre instituições e organizações da sociedade civil, para resultados impactantes. www.Wacsof-Foscao.Org