A FOSCAO RESTAURA A CONFIANÇA E DEMONSTRA MATURIDADE ATRAVÉS DE RELATÓRIOS INDEPENDENTES DE AUDITORIA E INVESTIGAÇÃO APRESENTADOS NA SUA ASSEMBLEIA GERAL

ABUJA, 8 DE JANEIRO DE 2025: O Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO), Conselho de Administração presidido pelo advogado BUBA KHAN, tomou medidas decisivas para restaurar a confiança e demonstrar o seu compromisso com a transparência e a boa governação. Com o apoio da Open Society Foundations, a FOSCAO encomendou uma auditoria e investigação independentes para examinar a crise que começou em Abril de 2022. Durante uma reunião de restituição a 27 de Dezembro de 2024 em DAKAR, SENEGAL e online, com mais de 30 participantes de mais de 10 países, os relatórios de auditoria e investigação foram apresentados aos membros, parceiros e partes interessadas.
A auditoria financeira revelou que a situação financeira da FOSCAO é regular e justa, não tendo sido detectadas falhas financeiras na gestão das operações e projectos (com os parceiros GPPAC, PLAN INTERNATIONAL e FORD FOUNDATION.) sob a liderança do Secretário Geral Sr. . A investigação observou que, antes da crise artificial de Abril de 2022, a WACSOF estava a sair-se bem com progressos significativos sob a liderança do Sr. Komlan Messie, com vários projectos, no valor de mais de 1,2 milhões de dólares, com parceiros como a PLAN INTERNATIONAL, SAVE THE CHILDREN, GPPAC, FUNDAÇÃO FORD.
A investigação revelou que a crise foi criada artificialmente por 3 indivíduos da antiga comissão executiva, composta pela Sra. Khady Fall Tall (Senegal), Sra. dois anos, que se recusaram a abandonar o cargo após o termo do mandato. Estes indivíduos, movidos pela ganância e pelo desrespeito pelos textos, utilizaram, com a ajuda de indivíduos como a Sra. Ebele Agbata, o Sr. intimidação e difamação, na tentativa de destituição do Secretário Geral, Sr. Komlan Messie, além de violações dos direitos humanos contra o Sr. Komlan Messie e o contabilista Olumide Olomofe Abayomi. A investigação revelou as reais motivações de um dos instigadores da crise, o Sr. DIONISIO PEREIRA que escreveu no dia 15 de maio de 2024: “… retomei a minha participação, de forma muito ativa, após ter sido abordado por um parceiro financeiro da FOSCAO. Durante dois anos, juntamente com alguns membros do Comité Executivo e do Secretariado, temos lutado contra Komlan e recrutado o Sr. KOPEP,… A nossa equipa, …, não foi capaz de cumprir a missão que lhe foi confiada durante a nossa eleição. Estamos a gastar muitos recursos para não fazer nada de útil para o nosso povo.”
A Assembleia Geral aprovou os relatórios de auditoria e investigação e elegeu um novo Conselho de Administração
A FOSCAO está firmemente empenhada em implementar reformas regulamentares, estruturais, institucionais, organizacionais e operacionais para evitar crises semelhantes no futuro. De acordo com o Presidente do Conselho de Administração (BoD) da FOSCAO, Barrister BUBA KHAN, “Esta crise já ficou para trás e trabalharemos incansavelmente para restaurar a confiança na FOSCAO e para promover os valores da sociedade civil”. Os coordenadores e o Conselho renovam a sua confiança no Diretor Executivo Regional, Sr. Komlan Messie e renovam o seu compromisso com a transparência, a prestação de contas e a boa governação. A FOSCAO agradece à OPEN SOCIETY FOUNDATIONS e aos membros pelo seu apoio. A FOSCAO renovou o seu apelo ao apoio dos parceiros na implementação das reformas recomendadas num processo de melhoria contínua.
CONTACTOS: Media@Wacsof-Foscao.Org / +234 810 287 0960 (WhatsApp)
SOBRE O FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO)
Com mais de 1000 organizações membros, o FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO) é o ápice da rede da sociedade civil na África Ocidental, cobrindo 18 áreas temáticas, com representação em todos os 15 países da CEDEAO. FOSCAO é o canal institucionalizado para o diálogo entre as organizações da sociedade civil e a CEDEAO. A FOSCAO capacita, defende, mobiliza a sociedade civil, envolve-se na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas para uma África próspera, estável e pacífica. Para os parceiros institucionais, o FOSCAO é um excelente canal, um balcão único para engajamento sistemático entre instituições e organizações da sociedade civil, para resultados impactantes. www.Wacsof-Foscao.Org

PO_01_WACSOF_POST_AG_REV0