logo-wacsof
TRADE AND INVESTMENT

7ª ASSEMBLÉIA GERAL REGIONAL (FÓRUM POPULAR) DA WAFSC 30 DE JUNHO DE 2022, COTONOU, REPÚBLICA DO BENIN

COTONOU 30 DE JUNHO DE 2022:

  1. Quinta-feira, 30 de Junho de 2022, em Cotonou, realizou-se a Assembleia Geral (Fórum do Povo) do Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO) na Bolsa de Trabalho de Cotonou, no Benin.
  2. Criado com o apoio da CEDEAO, o Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO) é a rede abrangente da sociedade civil na África Ocidental, abrangendo 18 áreas temáticas, com representação em 15 países da África Ocidental. A FOSCAO é um parceiro e conselheiro privilegiado da CEDEAO e de outras instituições. A FOSCAO é o canal institucionalizado de diálogo entre as organizações da sociedade civil e a CEDEAO.
  3. A 7ª edição da Assembleia Geral Ordinária da FOSCAO contou com a participação oficial do Sr. NANA Kyeretwie Osei Chefe de Programas da ECOSOCC – UNIÃO AFRICANA e da Sra. Participaram também nesta assembleia geral líderes de organizações da sociedade civil (OSC), coordenadores de plataformas nacionais e personalidades credenciadas dos países da CEDEAO.
  4. No seu discurso de boas-vindas, o Secretariado Geral da FOSCAO, Sr. KOMLAN MESSIE saudou o compromisso de todos os participantes com a causa da FOSCAO e esclareceu o contexto em que este Fórum Popular é organizado.
  5. Nas suas observações introdutórias, a Sra. Arlette AHAMIDÉ sublinhou a necessidade de a sociedade civil organizar regularmente as suas reuniões estatutárias para a sua vitalidade e a legitimidade desta assembleia geral sub-regional, e depois deu o seu total apoio ao seu bom funcionamento.
  6. Foi o Sr. NANA do ECOSOCC quem teve a honra de lançar oficialmente o trabalho da 7ª edição do Fórum dos Povos da FOSCAO na perspectiva da boa governação das instituições da África Ocidental.
  7. Após a Cerimónia de Abertura, foi instalada uma presidência de 2 membros com o Sr. NANA Osei da ECOSOCC como Presidente e a Sra. Rosa EDOH da ONG Happy Children como secretária.
  8. Após a apresentação dos participantes, a validação da agenda, a apresentação resumida do relatório de gestão da FOSCAO, o estatuto da FOSCAO de 2003 em Accra, foi alterado, artigo por artigo e adotado pelos participantes seguindo as recomendações da 6ª FOSCAO Assembleia Geral em 2016. O projeto de Carta revista, tendo sido inicialmente elaborado por vários especialistas que nela trabalharam, desde 2018 com a Comissão Executiva cessante. Foi criado um comité charter composto por coordenadores de vários países da CEDEAO para também trabalhar nele e submetê-lo a esta assembleia geral da FOSCAO.
  9. Os participantes notaram e tomaram nota do facto de que o mandato do Comité Executivo cessante, eleito em 16 de Agosto de 2016, terminou em Agosto de 2020, de acordo com o artigo 9º do regulamento interno da FOSCAO. O Fórum dos Povos, portanto, exonerou o comité executivo cessante.
  10. A Assembleia Geral foi também uma oportunidade para a renovação dos órgãos sociais do FOSCAO, com a eleição de um novo Conselho de Administração composto por 7 membros de acordo com o disposto no estatuto revisto de 30 de junho de 2022.
  11. A Assembleia Geral (Fórum dos Povos) é composta pelos coordenadores (ou pelo seu representante devidamente autorizado) das plataformas nacionais dos 15 países da CEDEAO e pelos membros do conselho de administração que ainda exercem o seu mandato e por um delegado de cada país
  12. O Conselho de Administração recém-eleito em 30 de junho é composto por mulheres e homens com experiência comprovada, sólidas redes de contatos e elevada probidade moral e intelectual.
  13. Todas as Plataformas Nacionais dos 15 países da CEDEAO constituem o Fórum Popular da FOSCAO.
  14. Para evitar qualquer forma de conflito de interesses, a função de membro de órgão do FOSCAO é incompatível com a de membro de outro órgão
  15. São órgãos do FOSCAO:
  16. A Assembleia Geral (Fórum Popular)
    1. Conselho Administrativo
    2. Gestão executiva
    3. Plataformas Nacionais
    4. Grupos temáticos
    5. Para garantir o bom funcionamento da Organização, a FOSCAO se munirá de:
    6. Manual de Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contábeis;
    7. Organograma atualizado;
    8. Plano estratégico
    9. Comissão de Controlo de Gestão, Auditoria e Qualidade;
    10. Um código de conduta e ética
    11. Uma política antifraude
    12. Um Comitê de Sábios
    13. Um Comitê Jurídico
    14. Os novos membros eleitos do Conselho de Administração são os seguintes:
    15. PENDA MBOW: Mulher experiente, Ativista, Ex-ministra. Professor da Universidade CHEIKH ANTA DIOP de Dakar e presidente do movimento cidadão, (SENEGAL)
    16. KANGNI AFANOU, advogado e jornalista. Ele é coordenador do CCPR (CENTRO DE DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS) para a África Ocidental e Central (TOGO)
    17. BUBA KHAN, Consultor Sênior. Ex-Coordenador Continental de Advocacia da ACTIONAID INTERNATIONAL, (GÂMBIA)
    18. HUCO JOÃO JOSÉ SILVA MONTEIRO, Ex-Comissário da CEDEAO, Recursos Humanos; (GUINÉ BISSAU)
    19. JEDDLEE STEPHENS KINNII, Coordenador Nacional do Comitê de Revisão por Pares da Juventude Africana da Libéria, (LIBÉRIA)
    20. JOSEPHINE ALABI, Ativista, Paz e Segurança, KEEN AND CARE INITIATIVE (NIGÉRIA).
    21. BERNICE BANYBAH: Doutora em Direitos Humanos/Estudos Jurídicos, Cátedra UNESCO/UAC; Especialista em Gênero, Violência Baseada em Gênero e Direitos Humanos (BENIN)
    1. O FOSCAO deve garantir sempre que faz parte de uma abordagem de diálogo intergeracional, de solvabilidade e de garante do seu desempenho futuro. A questão principal é trabalhar de forma inclusiva e consensual, todas as gerações e famílias de OSC combinadas, a fim de reposicionar a WACSOF como a organização guarda-chuva de referência para as OSC na África Ocidental.
    2. A WACSOF agradece a todas as organizações da África Ocidental e compromete-se a trabalhar para uma CEDEAO do povo, de acordo com a visão 2050 da CEDEAO./.

    Feito em Cotonou em 30 de junho de 2022

    A ASSEMBLÉIA GERAL (FÓRUM POPULAR)

    CONTATOS:   Media@Wacsof-Foscao.Org / +234 810 287 0960 (WhatsApp)

    SOBRE O FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO)

    Com mais de 1000 organizações membros, o FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO) é o ápice da rede da sociedade civil na África Ocidental, cobrindo 18 áreas temáticas, com representação em todos os 15 países da CEDEAO. FOSCAO é o canal institucionalizado para o diálogo entre as organizações da sociedade civil e a CEDEAO. A FOSCAO capacita, defende, mobiliza a sociedade civil, envolve-se na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas para uma África próspera, estável e pacífica. Para os parceiros institucionais, o FOSCAO é um excelente canal, um balcão único para engajamento sistemático entre instituições e organizações da sociedade civil, para resultados impactantes. www.Wacsof-Foscao.Org

Leave A Comment

Your Comment
All comments are held for moderation.