logo-wacsof
ANTI-CORRUPTION, PEACE AND SECURITY, POLITICAL AFFAIRS-DEMOCRACY AND GOVERNANCE

A FOSCAO APELA À VIGILÂNCIA DO PÚBLICO FACE À PUBLICIDADE FRAUDULENTA (FAKE NEWS)

ABUJA, 26 DE SETEMBRO DE 2023: Chegou ao conhecimento da FOSCAO que certas pessoas mal intencionadas estão a enviar e a publicar mensagens referentes a um suposto novo Secretário-Geral da FOSCAO em nome de um suposto Comité Executivo que já nem sequer existe.

O FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO) deseja chamar a atenção do público e dos membros para o facto de que estas mensagens provêm de indivíduos que, desafiando a legalidade e a legitimidade, se encarregaram voluntariamente de desestabilizar o FOSCAO por interesses pessoais.  Trata-se de um grupo de indivíduos que enganam o público, nomeadamente a Sra. MARGARET UDOH, que pretende empregar o seu filho na FOSCAO e que recorre a práticas xenófobas na Nigéria para intimidar e ameaçar de morte os representantes legítimos da FOSCAO. É ajudada nesta tarefa, entre outros, pelo Sr. DIONISIO PEREIRA, membro do extinto Comité Executivo.

Estes indivíduos, que dizem estar a agir em nome de um extinto « comité executivo », foram eleitos em agosto de 2016 para um mandato de dois (02) anos, renovável apenas uma vez. O seu mandato terminou em 2018, mas estão a tentar forçar um 2º, 3º e 4º mandato, criando crises para não saírem, querendo assim fazer da FOSCAO refém, estranhamente numa altura em que a Sociedade Civil luta por limites de mandatos para os Chefes de Estado em África. Na sua tentativa de trabalhar com todos, a FOSCAO sempre privilegiou o diálogo. É importante lembrar que todas as tentativas de discutir com estes indivíduos, para encontrar uma saída pacífica para a crise que salvaguarde os interesses superiores da nossa organização, acabaram em fracasso. Perante tais acções, que prejudicam gravemente os interesses e a imagem da nossa organização, a FOSCAO apela ao público para que esteja atento a estas FAKE NEWS e convida-o, da forma mais solene, a ignorar estas mensagens de confusão e deseja recordar os seguintes pontos:

  1. No cumprimento escrupuloso dos seus textos estatutários e regulamentares, após a renovação de todas as plataformas nacionais da FOSCAO em todos os países, e na sequência da Assembleia Geral de 30 de junho de 2022 no Benim, a FOSCAO tem agora um novo Conselho de Administração legítimo e legal presidido pelo Sr. BUBA KHAN (Chair@Wacsof-Foscao.Org), solidamente apoiado nos países da CEDEAO por coordenadores e equipas de coordenação competentes. O novo Conselho de Administração é uma equipa equilibrada de homens e mulheres reconhecidos pela sua experiência, empenho, profissionalismo, sentido do dever e valores morais.
    • BUBA KHAN, Presidente, Consultor, Ex-coordenador, plaidoyer ACTIONAID, GÂMBIA
    • MME JOSEPHINE ALABI, 1ère Vice-Présidente, Activiste, Paix & Sécurité, KEEN & CARE INITIATIVE, NIGÉRIA
    • ANDRE AFANOU KANGNI, 2º vice-presidente, jurista e jornalista, coordenador regional CCPR TOGO
    • DR PENDA MBOW, activista, antigo ministro. Prof Université, presidente do movimento citoyen, SENEGAL
    • HUCO MONTEIRO, Secrétaire, Ex-comissário da CEDEAO, GUINNÉE BISSAU
    • JEDLEE KINNI, Trésorier, Coordenador do Comitê de Revisão por Pares da Juventude Africana da Libéria,
  2. O Conselho de Administração confirmou a continuidade do Sr. KOMLAN MESSIE, Eng, Sc, MBA (km@Wacsof-Foscao.Org, +234 814 438 0226 (WhatsApp)) no seu papel de DIRETOR EXECUTIVO REGIONAL DA FOSCAO. O Sr. KOMLAN MESSIE, é um engenheiro socialmente envolvido (da École Polytechnique de Thies no Senegal), tem um mestrado (M.Sc) em Ciências Informáticas (da École Polytechnique de Montréal no Canadá), um MBA da HEC Montréal, e uma certificação PMP. Após mais de 20 anos, com distinções no Canadá, a desenvolver empresas, a envolver-se na sociedade e a criar ONG, juntou-se à FOSCAO com o mandato e a ambição de reestruturar a organização em dificuldades. Com a sua equipa, transformou a FOSCAO, trazendo mais oportunidades e projectos de impacto para os cidadãos.
    1. Numa altura em que os jovens africanos lutam pela sua libertação, entre outras coisas, das manipulações constitucionais do 3º mandato dos Chefes de Estado em vários países, a sociedade civil tem o dever de ser exemplar na sua governação sob todos os pontos de vista.
    2. A FOSCAO convida estes indivíduos mal intencionados e os seus acólitos a cessarem as suas acções prejudiciais, a fim de virar a página desta crise infeliz criada e mantida para construir em vez de destruir e para se concentrarem em conjunto nas questões do dia na nossa região e em África, num contexto global preocupante.

    A FOSCAO gostaria de pedir desculpa ao público pela confusão criada por alguns indivíduos muito mal intencionados. Tendo em conta os problemas causados por estes indivíduos, guiados apenas por interesses cripto-pessoais, que utilizam métodos xenófobos de outros tempos, a FOSCAO gostaria também de tranquilizar o público de que está a trabalhar de forma responsável para ultrapassar esta crise deliberadamente criada e para reposicionar a organização no caminho traçado pelos seus órgãos directivos.

    CONTATOS: Sr. BUBA KHAN, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (Chair@Wacsof-Foscao.Org)

                          Media@Wacsof-Foscao.Org / +234 810 287 0960 (WhatsApp)

    SOBRE O FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO)

    Com mais de 1000 organizações membros, o FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO) é o ápice da rede da sociedade civil na África Ocidental, cobrindo 18 áreas temáticas, com representação em todos os 15 países da CEDEAO. FOSCAO é o canal institucionalizado para o diálogo entre as organizações da sociedade civil e a CEDEAO. A FOSCAO capacita, defende, mobiliza a sociedade civil, envolve-se na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas para uma África próspera, estável e pacífica. Para os parceiros institucionais, o FOSCAO é um excelente canal, um balcão único para engajamento sistemático entre instituições e organizações da sociedade civil, para resultados impactantes. www.Wacsof-Foscao.Org

Leave A Comment

Your Comment
All comments are held for moderation.