ABUJA, 26 DE SETEMBRO DE 2023: Chegou ao conhecimento da FOSCAO que certas pessoas mal intencionadas estão a enviar e a publicar mensagens referentes a um suposto novo Secretário-Geral da FOSCAO em nome de um suposto Comité Executivo que já nem sequer existe.
O FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO) deseja chamar a atenção do público e dos membros para o facto de que estas mensagens provêm de indivíduos que, desafiando a legalidade e a legitimidade, se encarregaram voluntariamente de desestabilizar o FOSCAO por interesses pessoais. Trata-se de um grupo de indivíduos que enganam o público, nomeadamente a Sra. MARGARET UDOH, que pretende empregar o seu filho na FOSCAO e que recorre a práticas xenófobas na Nigéria para intimidar e ameaçar de morte os representantes legítimos da FOSCAO. É ajudada nesta tarefa, entre outros, pelo Sr. DIONISIO PEREIRA, membro do extinto Comité Executivo.
Estes indivíduos, que dizem estar a agir em nome de um extinto “comité executivo”, foram eleitos em agosto de 2016 para um mandato de dois (02) anos, renovável apenas uma vez. O seu mandato terminou em 2018, mas estão a tentar forçar um 2º, 3º e 4º mandato, criando crises para não saírem, querendo assim fazer da FOSCAO refém, estranhamente numa altura em que a Sociedade Civil luta por limites de mandatos para os Chefes de Estado em África. Na sua tentativa de trabalhar com todos, a FOSCAO sempre privilegiou o diálogo. É importante lembrar que todas as tentativas de discutir com estes indivíduos, para encontrar uma saída pacífica para a crise que salvaguarde os interesses superiores da nossa organização, acabaram em fracasso. Perante tais acções, que prejudicam gravemente os interesses e a imagem da nossa organização, a FOSCAO apela ao público para que esteja atento a estas FAKE NEWS e convida-o, da forma mais solene, a ignorar estas mensagens de confusão e deseja recordar os seguintes pontos:
- No cumprimento escrupuloso dos seus textos estatutários e regulamentares, após a renovação de todas as plataformas nacionais da FOSCAO em todos os países, e na sequência da Assembleia Geral de 30 de junho de 2022 no Benim, a FOSCAO tem agora um novo Conselho de Administração legítimo e legal presidido pelo Sr. BUBA KHAN (Chair@Wacsof-Foscao.Org), solidamente apoiado nos países da CEDEAO por coordenadores e equipas de coordenação competentes. O novo Conselho de Administração é uma equipa equilibrada de homens e mulheres reconhecidos pela sua experiência, empenho, profissionalismo, sentido do dever e valores morais.
- BUBA KHAN, Presidente, Consultor, Ex-coordenador, plaidoyer ACTIONAID, GÂMBIA
- MME JOSEPHINE ALABI, 1ère Vice-Présidente, Activiste, Paix & Sécurité, KEEN & CARE INITIATIVE, NIGÉRIA
- ANDRE AFANOU KANGNI, 2º vice-presidente, jurista e jornalista, coordenador regional CCPR TOGO
- DR PENDA MBOW, activista, antigo ministro. Prof Université, presidente do movimento citoyen, SENEGAL
- HUCO MONTEIRO, Secrétaire, Ex-comissário da CEDEAO, GUINNÉE BISSAU
- JEDLEE KINNI, Trésorier, Coordenador do Comitê de Revisão por Pares da Juventude Africana da Libéria,
- O Conselho de Administração confirmou a continuidade do Sr. KOMLAN MESSIE, Eng, Sc, MBA (km@Wacsof-Foscao.Org, +234 814 438 0226 (WhatsApp)) no seu papel de DIRETOR EXECUTIVO REGIONAL DA FOSCAO. O Sr. KOMLAN MESSIE, é um engenheiro socialmente envolvido (da École Polytechnique de Thies no Senegal), tem um mestrado (M.Sc) em Ciências Informáticas (da École Polytechnique de Montréal no Canadá), um MBA da HEC Montréal, e uma certificação PMP. Após mais de 20 anos, com distinções no Canadá, a desenvolver empresas, a envolver-se na sociedade e a criar ONG, juntou-se à FOSCAO com o mandato e a ambição de reestruturar a organização em dificuldades. Com a sua equipa, transformou a FOSCAO, trazendo mais oportunidades e projectos de impacto para os cidadãos.
-
- Numa altura em que os jovens africanos lutam pela sua libertação, entre outras coisas, das manipulações constitucionais do 3º mandato dos Chefes de Estado em vários países, a sociedade civil tem o dever de ser exemplar na sua governação sob todos os pontos de vista.
- A FOSCAO convida estes indivíduos mal intencionados e os seus acólitos a cessarem as suas acções prejudiciais, a fim de virar a página desta crise infeliz criada e mantida para construir em vez de destruir e para se concentrarem em conjunto nas questões do dia na nossa região e em África, num contexto global preocupante.
A FOSCAO gostaria de pedir desculpa ao público pela confusão criada por alguns indivíduos muito mal intencionados. Tendo em conta os problemas causados por estes indivíduos, guiados apenas por interesses cripto-pessoais, que utilizam métodos xenófobos de outros tempos, a FOSCAO gostaria também de tranquilizar o público de que está a trabalhar de forma responsável para ultrapassar esta crise deliberadamente criada e para reposicionar a organização no caminho traçado pelos seus órgãos directivos.
CONTATOS: Sr. BUBA KHAN, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (Chair@Wacsof-Foscao.Org)
Media@Wacsof-Foscao.Org / +234 810 287 0960 (WhatsApp)
SOBRE O FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO)
Com mais de 1000 organizações membros, o FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO) é o ápice da rede da sociedade civil na África Ocidental, cobrindo 18 áreas temáticas, com representação em todos os 15 países da CEDEAO. FOSCAO é o canal institucionalizado para o diálogo entre as organizações da sociedade civil e a CEDEAO. A FOSCAO capacita, defende, mobiliza a sociedade civil, envolve-se na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas para uma África próspera, estável e pacífica. Para os parceiros institucionais, o FOSCAO é um excelente canal, um balcão único para engajamento sistemático entre instituições e organizações da sociedade civil, para resultados impactantes. www.Wacsof-Foscao.Org
Leave a Reply