ABUJA 08 DE DEZEMBRO DE 2023: O Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO) está a acompanhar de perto a evolução da crise política no Níger, na sequência do golpe militar de 26 de julho de 2023 que levou ao derrube do Presidente eleito MOHAMMED BAZOUM. Na reunião extraordinária de Chefes de Estado de 29 de julho de 2023, em Abuja, na Nigéria, a CEDEAO, sem qualquer diálogo previamente conhecido do público, emitiu imediatamente uma série de sanções contra o Níger, incluindo a ameaça de intervenção militar, o encerramento de fronteiras e o congelamento das reservas financeiras do Níger pelo BCEAO (decidido pela UEMOA).
Considerando que as sanções da CEDEAO
Reafirmando a sua profunda preocupação com os numerosos problemas não resolvidos que assolam a região e afectam negativamente a vida dos seus cidadãos:
Tendo em conta o que precede a FOSCAO
CONTATOS: Media@Wacsof-Foscao.Org / +234 810 287 0960 (WhatsApp)
SOBRE O FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO)
Com mais de 1000 organizações membros, o FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOSCAO) é o ápice da rede da sociedade civil na África Ocidental, cobrindo 18 áreas temáticas, com representação em todos os 15 países da CEDEAO. FOSCAO é o canal institucionalizado para o diálogo entre as organizações da sociedade civil e a CEDEAO. A FOSCAO capacita, defende, mobiliza a sociedade civil, envolve-se na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas para uma África próspera, estável e pacífica. Para os parceiros institucionais, o FOSCAO é um excelente canal, um balcão único para engajamento sistemático entre instituições e organizações da sociedade civil, para resultados impactantes. www.Wacsof-Foscao.Org